Débi e Loide: dois idiotas em apuros é um filme norte-americano de comédia escrito e dirigido pelos irmãos Peter e Bobby Farrelly. Lançado em 1995, o filme estrelou Jim Carrey e Jeff Daniels como Harry e Lloyd, respectivamente - dois amigos de inteligência duvidosa que embarcam em uma jornada de carro para entregar uma mala que supostamente pertence a uma mulher que Lloyd se apaixonou à primeira vista.

A trama do filme é uma série de eventos extravagantes que os levam a situações absurda e perigosas. De um mal-entendido com bandidos que os perseguem, até uma corrida de esqui elegante em Aspen. O humor do filme é, de maneira geral, escatológico e infantil. Os personagens são desajeitados, muitas vezes toscos e suas piadas envolvem flatulências, xixi e outros elementos típicos do universo adolescente.

Embora o filme não tenha sido muito bem recebido pela crítica cinematográfica na época, ele se tornou um fenômeno de bilheteria e um clássico cult. Além da química entre Carrey e Daniels, o sucesso de Débi e Loide pode ser atribuído ao fato de que ele desafiou as convenções das comédias tradicionais da época, fornecendo um humor mais ousado, maluco e grosseiro que apelou para a audiência adolescente.

O sucesso do filme impulsionou ainda mais a carreira de Jim Carrey. O ator já era conhecido por seu trabalho em Ace Ventura e O Máskara, mas Débi e Loide mostrou sua versatilidade e sua capacidade de atuar em um papel mais físico e menos preocupado em ser “legal”. Já Jeff Daniels teve sua chance de brilhar no mundo do humor após anos como ator de drama.

As piadas em Débi e Loide foram, sem dúvida, controversas para alguns, mas o filme se sustenta como um exemplo de comédia dos anos 90 e um marco na carreira de seus protagonistas. Depois de mais de duas décadas, uma sequência foi produzida em 2014, mas não alcançou o mesmo sucesso crítico e comercial.

Em resumo, Débi e Loide: dois idiotas em apuros é um filme de comédia extravagante que apela para o humor escatológico e infantil. Embora tenha sido controverso na época de seu lançamento, ele se tornou um clássico cult que desafiou as convenções das comédias da década de 1990 e impulsionou ainda mais a carreira de Jim Carrey e Jeff Daniels.